terça-feira, janeiro 08, 2008

HIDROVIA - Novo terminal deve sair este ano. Diário do Pará. 08 jan 2008.

A Secretaria de Transportes já tem disponível uma verba de R$ 8 milhões, do orçamento do Estado, para dar início ao projeto de construção do novo Terminal Hidroviário Metropolitano de Belém. A obra, cuja conclusão é prevista ainda para este ano, contará com recursos federais, oriundos de emendas parlamentares ao orçamento geral da União para 2008, e também com financiamento da Caixa Econômica. O terminal vai ocupar uma área de 60.400 metros quadrados à margem da rodovia Arthur Bernardes, ocupando as antigas instalações da extinta Empresa de Navegação da Amazônia, a Enasa.

Elaborado pela arquiteta Lucinda Assis Sena, o projeto tem sua execução prevista em três etapas.

A primeira, a ser iniciada ainda no primeiro trimestre, contempla a realização das obras de restauração do píer e de sua ponte de acesso, que também será urbanizada. Ele prevê também a construção da estação de passageiros, de uma passarela coberta até a entrada do terminal, da guarita de controle geral, de uma estação de ônibus e de parte do sistema viário interno.

A segunda etapa abrange obras complementares de logística e equipamentos diversos, incluindo-se a construção de um píer e da ponte de acesso ao galpão de carga e descarga do terminal. O objetivo, conforme destacou ontem a arquiteta Lucinda Sena, é separar a movimentação de cargas do fluxo de passageiros, de forma a permitir a otimização dos serviços e oferecer mais conforto e qualidade de atendimento aos passageiros e usuários do terminal.

De acordo com Lucinda Sena, as obras complementares da segunda etapa prevêem a conclusão do sistema viário, a reforma da casa que abrigará a administração do terminal e a construção de estacionamento público. O circuito viário interno vai permitir a entrada e circulação de veículos leves, motos, bicicletas, caminhões de porte médio e micro-ônibus. Ainda nessa fase, a Setran pretende fazer a reforma e adequação de galpões, preparando espaços próprios para a instalação de lojas, lanchonetes e restaurante. Estão projetadas também para a segunda etapa uma área para contemplação e lazer, voltada para a Baía do Guajará, as obras de paisagismo final e a restauração da “Casa de Pedra”, construída há quase um século e que está hoje bastante arruinada.

A terceira e última etapa corresponde à restauração de mais dois grandes galpões e o paisagismo de suas áreas de entorno. Um dado importante, conforme destacou a arquiteta Lucinda Sena, é que todo o projeto arquitetônico foi concebido de forma a garantir a sustentabilidade do terminal. Ou seja, os gastos decorrentes de sua operação, manutenção e conservação não deverão ser cobertos com verbas públicas, mas pela receita oriunda dos aluguéis de lojas, sobrelojas, restaurantes e outros equipamentos que serão instalados no local.

O secretário de Transportes, Valdir Ganzer, destacou que a nova logística de transporte hidroviário em Belém será muito importante por ocasião do Fórum Social Mundial, que será realizado em Belém em 2009 e que certamente vai atrair grande número de visitantes, tanto do Brasil quanto do exterior. Da mesma forma – acrescentou o secretário da Setran –, esse projeto vai dar respaldo à possível escolha de Belém como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, tendo em vista a necessidade de oferecer aos visitantes serviços de transporte rápidos, eficientes, seguros e confortáveis, além de qualidade máxima no atendimento.

Frank Siqueira

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