terça-feira, maio 02, 2006

Macrodrenagem vai ser decidida na sexta-feira. O Liberal 2 mai 2006.

O destino da macrodrenagem da Estrada Nova, um dos principais projetos de saneamento da capital paraense, vai ser decidido na próxima sexta-feira, em Brasília, pelo Conselho de Financiamento Externo do Ministério da Fazenda. O projeto de R$ 120 milhões está à espera de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento Social (BID). Para que os recursos sejam liberados, contudo, será necessário aval do governo federal. O prefeito Duciomar Costa diz que a etapa mais difícil já foi vencida. O município teve que comprovar capacidade de endividamento e de pagamento do empréstimo. Para isso, foi necessário um esforço para garantir superávit nas contas de 2005. 'Fizemos um esforço de gestão e não foi fácil atingir isso em apenas um ano, mas hoje Belém tem capacidade de pagamento', afirmou o prefeito. Passada a fase da análise econômica, chegou a vez da palavra final da Fazenda, já que o projeto foi aprovado no Ministério do Planejamento. A decisão será tomada em reunião na sexta-feira.

De acordo com a equipe da Prefeitura, a macrodrenagem da Estrada Nova é tão importante para Belém quando a que foi feita no Una também com financiamento do BID. Associada à orla, projeto avaliado em R$ 100 milhões, a macrodrenagem vai evitar alagamentos na área central de Belém como a avenida Padre Eutíquio e parte dos bairros do Jurunas e Batista Campos. Duas missões do BID já estiveram em Belém conhecendo o projeto que foi aprovado, mas faltava o saneamento das contas da administração municipal. A prefeitura tem que provar capacidade de pagamento do empréstimo e, embora não sejam envolvidos recursos federais, a palavra final é do Ministério da Fazenda por tratar-se de empréstimo externo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se alguém já viu este projeto da Prefeitura? Onde podemos ter maiores informações e acesso ao projeto?