terça-feira, março 30, 2004

Plebiscito

Olá Caranguejos,

A camara aprovou o plebiscito sobre a possível anexação dos 465m da Doca e da Marechal Hermes. Em primeiro lugar vamos dar uma surra de NÃO. Em segundo lugar que tal propor que o plebiscito vá além e vote pela retirada total do porto de Belém?
A posição atual do MOL é a seguinte: Inúmeros portos, antes próximos dos centros de grandes cidades, foram reduzidos ou retirados para longe. O crescimento urbano forçou a isto. O mesmo deverá acontecer aqui. A CDP tá esperneando e tentando protelar o xeque-mate. O bom jogador de xadrez deve desistir antes.

O porto de Roterdã na Holanda, também ficou muito tempo dissociado da cidade. Hoje a tendência é que retorne a um convívio pacífico e salutar. Uma alternativa para o porto de Belém é que minimize suas atividades e o seu entorno (bem arquitetado) sirva como uma área para a população apreciar com segurança a chegada de grandes navios. Com certeza, não é o que temos hoje. Além do mais o enorme galpão em frente a praça Waldemar Henrique impede a visão da baía. É uma afronta. A cidade já deu muito pra CDP e os seus "exportadores".

Outro problema do momento é do iate clube. O empresário que o comprou quer transformar num condomínio. Até aí tudo bem, mas as margens (são aprox. 33 metros em direção à terra) por lei deve ser protegido pelos órgãos competenetes sob o risco de termos mais uma área "privatizada" na orla.

Enfim, turma do mangue, este é o nosso primeiro contato. Notem que já tem muita gente de olho nas bordas dágua. Precisamos garantir o acesso de todos. Afie suas patas que a luta é longa!

Muito bom antenar com vocês.
Bye

Nenhum comentário: