sábado, dezembro 04, 2004

Diario do Pará - 04/12/2004 - Cidades

ORLA

Acesso da população é discutida

Ellen Vaz

A integração da Orla de Belém à paisagem da cidade como uma alternativa viável de turismo e economia que beneficie a população foi o assunto debatido num coloquio, ontem, no programa Pobreza e Meio ambiente (Poema) da UFPa.

O evento foi promovido pela Associação de ex-bolsistas da Alemanha (AEBA) com apoio da Casa de Estudos Germânicos da UFPa e Movimento Orla Livre.

Para Hélio Estumano, um os cordenadores do orla Livre 'é importante que toda a população tenha acesso a orla, que hoje encontra-se privatizada por várias empresas, muitas até sem fucionamento'.

O coordenador observa que a orla de Belém vem sendo sub-aproveitadae até inutilizada em muitos espaços, como é o caso de terrenos abandonados e alagados na av. Bernardo Sayão e próximo ao Porto da Palha, onde algumas embarcações estão apodrecendo e corroendo com a ferrugem trazida pelos anos de desuso.

O coordenador explica que o movimento está esperando um relatório do Instituto Evandro Chagas, que teria constado que há doenças que já se tornaram endêmicas em determinados locais próximos a área da Bernardo Sayão, por causa das péssimas condições de higiene dos quintais e das residencias.

Estumano diz que ainda não existe um projeto pronto para a reformulação da orla, mas que a mudança dependerá muito mais de vontade política do que de idéias. "Estamos debatendo e idéias vão surgir. Mas precisamos de apoio para colocá-las em pratica", afirma.

Nenhum comentário: