quinta-feira, fevereiro 09, 2006

O Liberal, 9 jan. 2006. Repórter 70.

A prefeitura conta com seus próprios recursos e os do governo federal para dar início às obras da orla da Estrada Nova. Há a possibilidade de o Estado também participar. A conclusão está estimada em dois anos e deve consumir R$ 120 milhões.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que prazer estar por aqui. Grata, antes de + nada, pela oportunidade.
Na minha concepção, cidadania é um conceito que nasce em nossos lares e vai se estendendo na medida de nossas relações inter-pessoais porque é convivendo que se aprende o direito e o dever do cidadão. Assim, falar em cidadania num país-continente como o nosso me parece "cair no vazio" se não puder "tecer minha cidadania a partir da porta de minha casa (para dentro e para fora dela).

Saber respeitar meu vizinho, os funcionários de meu prédio, o comerciante, o policial lotado há tantos anos na esquina de minha rua, e assim por diante.

Aprender a reivindicar, desde os arredores de minha casa, os concertos de iluminação pública, manutenção de ruas e calçadas, controle de estacionamentos, espaço de ambulantes ...e vai por aí.

Reconhecer os pontos onde devo esperar o ônibus urbano que predendo usar, saber usar os acentos, respeitando o espaço para deficientes ...e vamos andando ...

Perceber que, no meu trabalho tenho que respeitar os horários e os colegas. Tenho meus direitos trabalhistas a serem observados e respeitados. e vamos em frente.

No meu lazer, saber esperar "minha vez" de ser atendido ...e, sendo mal servido saber o que e a quem reclamar...

Parece que estou contando "estorinha" para uma criança... um lindo conto de fadas ... mas é isso o mínimo que espero de minha condição de cidadã.

Hoje estava "louca" para discutir sobre o uso de ciclovias na cidade do Rio de Janeiro, mas por incrível que pareça, é mais fácil encontrar "sites" discutindo a política externa do Hugo Chaves. Não que não me interesse pela política (ridícula) do MERCOSUL mas... esperava encontrar mais sobre meu próprio bairro, cidade...país.

Adoro pedalar mas estou muito desgastada por ter que brigar para ter algum espaço na ciclovia. Ambulantes, carrinhos de bebê, Idosos (na mão e contra-mão) ...tudo que todos sabemos.
Outro dia, num destes "embates verbais" para poder passar pelos pedestres "donos da ciclovia" ... usei a buzina por muito tempo antes de passar pelo "casal que trotava alegremente lado-a-lado" no sentido Leme, e que, mesmo ouvindo minha solicitação, não desviaram e ainda me xingaram e desrespeitaram, como se eu estivesse invadindo seu espaço "particular".
Na volta do percurso, esse mesmo casal me afrontou novamente com "aplausos e gritos" fazendo parecer que eu estava querendo "ME MOSTRAR" e por isso havia reclamado.

É terrivel notar que tentar fazer valer os seus direitos, fazer a coisa certa é "exibicionismo" num país onde o errado ganha espaço.

Na verdade, os pedestres talvez estejam sendo empurrados pelas mesas e cadeiras que vêem ocupando cada vez mais espaço nas calçadas de Copacabana, e,
Este pedestre ignorante ou inerte quanto aos seus direitos desrespeitados, em lugar de lutar pela via pública desempedida para sua circulação,usa seus conceitos deturpados de direitos e deveres e resolve invadir o espaço do próximo (no meu caso, estou falando do calçadão - tomado por ambulantes, cadeiras e mesas dos quiosques, e da ciclovia - invadida pelos pedestres expulsos deste mesmo calçadão) -
Senhores políticos é hora de colocar ordem na casa, não acham???!!!