terça-feira, fevereiro 21, 2006

Série de reuniões debate macro da Estrada Nova

O prefeito Duciomar Costa se reuniu na manhã desta segunda-feira (20), na sede da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectam) com o titular do órgão, Gabriel Guerreiro, e técnicos dos dois âmbitos administrativos para debater as ações de urbanização da orla e macrodrenagem do canal da Estrada Nova. A ação integra o projeto “Portal da Amazônia”, que abrirá janelas para o rio e dará maior qualidade de vida às pessoas que moram em áreas periféricas.

A reunião faz parte da agenda de encontros da Prefeitura Municipal de Belém (PMB) para debater a execução do projeto com a sociedade. Nesta quarta-feira (22), o projeto será discutido com técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Pará (Crea-Pa). O assunto também será debatido na Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e na Associação Comercial do Pará (ACP).

O prefeito assegurou que sua equipe vai debater o projeto com todos os segmentos interessados.

A Estrada Nova significa um investimento na saúde, no meio ambiente, na geração de emprego, e principalmente, no resgate da dignidade de quem vive nessas áreas.

O secretário municipal de Urbanismo, Luiz Otávio Mota Pereira apresentou a maquete eletrônica do projeto de macrodrenagem da orla da Estrada Nova. Ele informou que a PMB já está providenciando os pedidos de licenciamento ambiental junto àquela secretaria.

O projeto vai beneficiar, diretamente, 250 mil pessoas de seis bairros, que vivem em áreas de péssimas condições de saneamento. Serão construídos seis mil metros de orla, no trecho entre o Mangal das Garças, na Cidade Velha até a Universidade Federal do Pará, no Guamá. Além disso, a macrodrenagem na área vai permitir que o canal da Estrada Nova interaja com o do Una, resultando na redução de problemas de alagamento na cidade quando o Rio Guamá encher em período de chuva intensa.

O projeto prevê seis pistas, com largura de 70 metros, área de passeio, estacionamento e ciclovia. Boa parte do espaço será reservada para lazer, com quadras de esporte, áreas para ginástica, restaurantes e quiosques. O prefeito Duciomar Costa ainda enfatizou o caráter ecológico do projeto, que pretende recuperar a degradação ambiental da Estrada Nova. O prefeito disse que ao contrário do atual panorama, o que o projeto vai permitir que as pessoas morem numa área bonita, segura e agradável. O que vai valorizar também seus imóveis, além de viabilizar propostas do setor de turismo.

O secretário de Urbanização explicou que serão usadas ao longo do projeto as mais avançadas técnicas de engenharia. Dentre elas o aterro hidráulico, que é menos agressivo ao ambiente e mais barato. Esse aterro foi utilizado em obras como Copacabana e no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Em Belém ele foi implantando na Avenida Pedro Álvares Cabral e no Porto do Arapari.

A primeira etapa da obra, que vai do Mangal das Garças até a avenida Fernando Guilhon, no Jurunas, deve começar em abril. A PMB pretende começar por esse trecho - de 2,4 quilômetros - porque lá não existe a necessidade de desapropriações.

O prefeito Duciomar Costa detalhou a luta para concretizar o projeto, com sua ida a Washington para negociar com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que começou quando ainda era senador e prefeito eleito de Belém. No ano passado, uma comissão do BID esteve na capital paraense para avaliar in loco a área a ser beneficiada. Também em 2005, a Câmara Municipal de Belém, aprovou a autorização para a PMB contrair empréstimo externo.

O prefeito informou que já conta com apoio dos governos estadual e federal. O único entrave - ocorrido em 2005 - que deve ser resolvido agora em março, foi porque o Tesouro Nacional considerou que o município não tinha capacidade de pagamento desse empréstimo, apesar de ter capacidade de endividamento. A análise do Tesouro Nacional foi feita com base no comportamento orçamentário e financeiro municipal de 2004, ainda na gestão passada. Duciomar acredita que já no próximo mês não haverá mais esse obstáculo, uma vez que o Tesouro Nacional vai analisar a nova realidade financeira de Belém que, no ano passado, conseguiu um superávit positivo.

O Secretário Gabriel Guerreiro afirmou que a Sectam vai analisar com atenção o projeto da PMB. Guerreiro afirmou que órgão tem interesse na concretização desse tipo de ação porque prima pela qualidade de vida do homem e “a questão ambiental não passa pela restrição, mas sim pela inteligência do humana”.

[Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Belém]

Nenhum comentário: